Representantes da indústria farmacêutica multinacional Pfizer estiveram na manhã desta quarta-feira (19/07) visitando a sede do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), no Recife, para tratar de novas parcerias entre as instituições.
No encontro, os visitantes conheceram a estrutura do Parque Fabril e apresentaram o portfólio de produtos possíveis para parcerias estratégicas com o laboratório pernambucano. De acordo com a diretora técnica do Lafepe, Bety Senna, a relação com a multinacional vem para somar e garante novas oportunidades. “Pra gente que tem muitas parcerias com laboratórios privados, ter uma indústria do porte Pfizer, representa um crescimento notório. Estamos bem animados com a possibilidade de firmar essa parceria”, registrou.
Estiveram presentes na visita o diretor-presidente do Lafepe, Plínio Pimentel, o secretário Executivo de Administração e Finanças de Pernambuco, Rodrigo Lira, os diretores do laboratório, Nivaldo Brayner, Djalma Dantas e Sérgio Noronha. Representando a Pfizer Brasil, a diretora Médica, Adriana Ribeiro; a diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos, Cristiane Santos; o diretor de Acesso, Márcio Reis e a gerente de Parcerias Estratégicas, Letícia Wermelinger. Também participaram a gerente da Política e Assistência Farmacêutica do Estado, Maria Selma Lopes e a diretora geral de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Sarah Ribeiro.
Com 58 anos de fundação, o Lafepe é, atualmente, o único laboratório do Brasil a produzir o Benznidazol, medicamento indicado para o tratamento da doença de Chagas. Além do Benznidazol, o laboratório é responsável pela produção de três antirretrovirais, utilizados no tratamento de primeira linha para os pacientes com HIV/Aids. A instituição também produz sete apresentações de medicamentos antipsicóticos no tratamento de esquizofrenia e transtorno bipolar, além de comercializar óculos para as farmácias de rede própria com baixo custo e alta qualidade.