Em comemoração aos seus 28 anos de existência, o Programa Qualivida, da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, deu início, na manhã desta quinta-feira (24/08), à I Conferência de Qualidade de Vida no Trabalho, no auditório da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), no Bongi. Nesta sexta (25/08), o evento prossegue no UNIAPS, a partir das 8h. Os encontros têm como objetivo incentivar práticas que contribuam para um aprimoramento da saúde do servidor em seu ambiente de trabalho.
A mesa de abertura da Conferência foi composta pela secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Chrystiane Barbosa; pelo diretor geral de Políticas e Dimensionamento do Trabalho (DGPDT), João Paulo Advincula; pelo gerente de Políticas e Regulação do Trabalho (GPRT), Ellis Vasconcelos; pela coordenadora de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida (CSSQV – Qualivida), Gisele Oliveira; e pela chefe da Unidade de Apoio Psicossocial (UNIAPS), Dayanne Feitosa.
“No serviço público, muitas vezes, é mais difícil promover mudanças nesse aspecto (qualidade vida no trabalho), às vezes por conta de burocracia ou a gestão que não tem a noção da importância da qualidade de vida dos servidores para produtividade, inclusive. Aqui na SES-PE, contamos com a coordenação de Qualidade de Vida, com o papel de olhar para o servidor da saúde com o desenvolvimento de vários tipos de ações com o intuito de valorizar esse servidor, melhorar a saúde mental, com atendimento psicológico e psiquiátrico”, destacou a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Chrystiane Barbosa, durante a abertura da I Conferência.
As discussões, nesses dois dias de encontro, priorizam a busca pela promoção do bem-estar físico, psicológico e social, através de ações de promoção à saúde, a partir da compreensão do ser humano integral, que contribui para criação de ambientes de trabalho mais harmoniosos, promovendo a autonomia, a valorização e a participação do trabalhador na efetivação de um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor.
Para isso, nesta quinta-feira, foram apresentadas duas palestras com os temas: "Qualidade de Vida: um indicador de sustentabilidade no Serviço Público" e "Potencializando a Comunicação e Favorecendo o Clima Organizacional no Ambiente de Trabalho".
SEXTA-FEIRA - A I Conferência de Qualidade de Vida no Trabalho segue com programação nesta sexta-feira (25/08), na sede do Unidade de Apoio Psicossocial. Na ocasião, vão ser oferecidas ao público as palestras "Bem-estar e Saúde Mental no Serviço Público: Impactos no Serviço Prestado" e "O Que Mudou em Minha Qualidade de Vida Depois do Uniaps/Nuaps.
O Qualivida é gerido pela Coordenação de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida, que visa promover a qualidade de vida do trabalhador da saúde, no âmbito da rede estadual, através de uma política de valorização que abrange a promoção e a assistência à saúde, à prevenção de agravos e à reabilitação quando do sofrimento psíquico advindo do contexto laboral, repercutindo, dessa forma, em melhores resultados corporativos.