A Central de Transplantes Macrorregional Caruaru participou, ontem (29/11), do I Mutirão da Saúde e Cidadania do município de Cupira. O evento, que ocorreu das 08h às 16h, foi realizado no Centro de Múltiplo Uso da Cohab, em Cupira. Na ocasião, os profissionais da central de transplantes de Caruaru estiveram cadastrando voluntários para o Registro nacional de doadores de medula óssea (REDOME). Além disso, esses profissionais, em conjunto com agentes comunitários, fizeram panfletagem educativa, sensibilizando a população sobre a importância de doar órgãos.

Para a mobilização, profissionais da Central de Transplantes realizaram uma capacitação com os agentes comunitários do município de Cupira. Assim, eles estão aptos para repassar informações sobre o processo de doação de órgãos. O Mutirão da Saúde e Cidadania é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de Cupira em parceria com a Central de Transplantes Macro Regional Caruaru e o HEMOPE. O evento foi uma oportunidade encontrada pela Macrorregional de dar continuidade às ações referentes à campanha “A vida pode continuar. Seja um doador. Avise sua família”.

Segundo Ana Amélia Arnaud, coordenadora da Central de Transplantes Macro Regional Caruaru, a mobilização social é uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância das doações. “Estamos, continuamente em campanha, sempre realizando ações que possam chamar atenção da sociedade e assim tentar diminuir a fila de espera no nosso Estado”, afirmou Ana Amélia.

Espera
– Atualmente, há em Pernambuco 5.447 pessoas na lista de espera por um transplante. Desse total, 2846 estão na fila de córneas; 362 esperam por um fígado; um aguarda coração e 2238 esperam por um rim. Segundo dados da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), no ano passado mais de trezentas pessoas morreram na fila. É para evitar que isso ocorra que campanhas de sensibilização vêm sendo realizadas constantemente. AS pessoas precisam perceber que doar órgãos é uma forma de exercer a solidariedade e compaixão com o próximo.