Em agosto de 2022, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) zerou o número de leitos psiquiátricos em hospitais de longa permanência. O marco foi alcançado com o fechamento do Hospital Colônia Professor Alcides Codeceira, localizado na Mata Norte, no município de Igarassu, a cerca de 35 quilômetros do Recife. Isso quer dizer que não há mais nenhum paciente com transtorno mental grave com longo tempo de internação residindo em instituições psiquiátricas.

 

O processo de fechamento do Hospital Colônia Professor Alcides Codeceira foi iniciado em 2020. À época, a unidade contava com 78 mulheres internadas na faixa etária de 30 a 40 anos (4), 41 e 50 (10), 51 e 60 (15), 61 e 70 (26) e acima de 71 anos (23). Destas, 11 tinham entre 10 e 20 anos de internação; o restante tinha mais de 20 anos de internação em unidades psiquiátricas.

 

A instituição funcionava desde 1950, quando foi fundada com o nome de Colônia de Mulheres Alienadas, passando para Colônia Ulysses Pernambucano, em 11 de março. Contudo, uma grande reforma, realizada na década de 1980, deu ao hospital feminino o nome atual, que homenageia o professor Alcides Codeceira, um grande nome na história da psiquiatria em Pernambuco.

 

 
A unidade foi uma das pioneiras em saúde mental junto com o Ulysses Pernambucano no Recife, responsável por encaminhar os pacientes. O Alcides Codeceira exerceu importante papel na formação de especialistas na área, por meio de estágios e pesquisas em convênio com as universidades.

 

Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
Avenida Barão de Vera Cruz, S/N
Cruz de Rebouças
Igarassu - PE
-
Tipo da Unidade: 
Hospital