Tendo em vista o fortalecimento da atenção primária, a Secretaria Estadual de Saúde, através das suas políticas públicas, realizou de 27/11 a 29/11, um encontro com os agentes comunitários de saúde de seis municípios da IX Gerência Regional de Saúde, em Ouricuri. Através do projeto Mãe Coruja, que tem como meta principal a redução da mortalidade materno-infantil, os cerca de 666 ACS reunidos no encontro vão participar de uma capacitação voltada para a sensibilização e qualificação dos seus trabalhos.
Segundo a gerente de acompanhamento e desenvolvimento das políticas públicas de saúde da SES, Ana Elisabeth de Andrade Lima, os agentes estão sendo priorizados nesse momento, por serem os autores que mantêm o primeiro contato com as pessoas da comunidade, por isso, de suma importância na solidificação da prevenção dos problemas de saúde de baixa complexidade.
Durante o encontro, os agentes vão poder se inteirar sobre o projeto Mãe Coruja versado nos cuidados com a atenção básica como garantia de melhor qualidade de vida para a população. A integração dos ACS com o projeto instiga a prevenção na saúde, de forma que pequenas doenças não se transformem em transtornos por falta de cuidados ou informação. Na ocasião, também vão ser realizadas dinâmicas de grupo que visam estimular o questionamento do papel dos ACS na comunidade, na área da saúde e no próprio programa.
Mãe Coruja – Em outubro deste ano, o programa Mãe Coruja foi implantado em Ouricuri e nos outros 10 municípios que compõem a IX Gerência Regional de Saúde (Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade). Isso porque essa é a região do Estado com piores índices de mortalidade materno-infantil. Enquanto em Pernambuco a mortalidade infantil é de 21 por mil nascidos vivos (2005), a média dos 11 municípios é de 38 por mil NV – em Ouricuri, chega-se ao coeficiente de 53,0.
Serviço:
Local: Gerência Regional, em Ouricuri
Data: 27 a 29 de novembro
Hora: 8h30 às 16h15