O ministro da Saúde, José Jorge Temporão.

O ministro da Saúde, José Jorge Temporão, lançou, nesta manhã (19/11), o Plano Nacional de Mobilização Contra a Dengue. O evento, no Palácio do Campo das Princesas, contou com a presença do governador em exercício, João Lyra Neto, e do secretário estadual de Saúde, Frederico Amancio. “Essa é uma grande mobilização nacional e um trabalho que precisa começar de imediato”, destacou Amancio.

O ministro Temporão já visitou cinco Estados com maior risco de enfrentar epidemia de dengue no verão 2010/2011. São eles: Sergipe, Piauí, Ceará, Bahia e Pernambuco. Nas próximas semanas, ele estará no Amazonas, Amapá, Maranhão, Paraíba e Rio de Janeiro. “Precisamos deixar claro para a sociedade que a dengue é uma doença complexa e que está presente em mais de 90% dos municípios brasileiros. Esse plano precisa da mobilização de todos para ter a eficácia que esperamos”, afirmou o ministro da Saúde.

Segundo o ministro, 123 municípios, dos quais 11 capitais, estão em situação de alerta. Há, ainda, outros 16 com risco de surto da doença, como os pernambucanos Afogados da Ingazeira, Bezerros, Camaragibe, Floresta e Serra Talhada. “Estamos reforçando o apoio técnico nos municípios, investigando os óbitos suspeitos e agindo para evitar a reintrodução do sorotipo 4, que estava fora do Brasil há 28 anos”, disse Temporão.

“Nesses últimos quatro anos, Pernambuco sempre contou com a parceria do Ministério da Saúde, e o ministro foi uma figura importante para fazermos as mudanças na rede estadual de saúde. Vamos continuar trabalhando em conjunto”, reforçou o governador em exercício, João Lyra Neto.

CAMPANHA – Neste ano, a campanha publicitária contra a dengue reforçará o tom de alerta, com testemunhos de pessoas vitimadas pela doença e lembrando os óbitos em decorrência do mosquito. O intuito é ter uma mensagem mais direta, avisando à população da gravidade e convocando-a para eliminar os criadouros.

Em Pernambuco, além das ações nacionais, foi lançado, na última semana, o Plano de Mobilização Social Contra a Dengue. O plano, previsto para os dois últimos meses do ano, focará 47 municípios prioritários, com atividades de mobilização social, educação nas escolas e entrega de cobertas para reservatórios de água. O objetivo é antecipar as atividades de prevenção que, normalmente, só são iniciadas em janeiro.