A Zona da Mata Sul de Pernambuco recebeu o quinto hospital prometido pelo governador Eduardo Campos, após as fortes enchentes de 2010. O Hospital Municipal Cientista Nelson Chaves foi entregue à população de Água Preta, nesta quinta-feira (01/08), pelo secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. A unidade, que conta com uma nova estrutura e equipamentos modernos, foi reconstruída em uma área livre do risco de enchentes.
Com 3,2 mil metros quadrados de área construída, o Hospital Municipal de Água Preta conta com 32 leitos (20 para adultos, cinco pediátricos e sete de maternidade). Além disso, possui sala de cirurgia, sala de parto e sala de raio-X. O investimento total foi de 10,6 milhões.
“Completamos, hoje, o compromisso que assumimos de reerguer todos os hospitais destruídos pelas chuvas de 2010. Foram cinco unidades totalmente novas e reconstruídas em áreas livres de enchentes, que se somam aos novos investimentos que estamos fazendo na Região, como a construção da UPAE de Palmares, que vai trazer consultas especializadas para toda a população da Mata Sul e o Samu, que estamos universalizando para todo o Estado”, destacou o secretário Antonio Carlos Figueira.
Ao todo, mais de 33 mil pessoas serão beneficiadas com a nova unidade, que será administrado pela prefeitura e terá perfil voltado para casos de urgência e emergência de baixa complexidade em clínica médica, obstetrícia, pediatria e cirurgia geral. Por mês, a unidade terá capacidade para realizar cerca de 1,5 mil atendimentos NE urgência.
Com o Hospital de Água Preta, sobe para cinco o número de hospitais construídos pelo Governo de Estado na Zona da Mata Sul do Estado – o primeiro foi o Regional Sílvio Magalhães, em Palmares, inaugurado em dezembro de 2011 - garantindo, assim, assistência médica à população da Região. O Hospital Municipal de Cortês foi o segundo a ser entregue, no mês de setembro de 2012, enquanto em fevereiro de 2013, o governador inaugurou o Hospital de Barreiros. O último a iniciar o funcionamento foi o de Jaqueira, em abril.
Homenagem - O Hospital municipal de Água Preta presta homenagem ao médico e nutricionista, Nelson Chaves. Nascido no dia 08 de junho de 1906, no Engenho Vênus, em Água Preta, foi um dos mais dedicados estudiosos da desnutrição infantil no nordeste brasileiro. Era médico, formado pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro, mas abandonou a profissão para dedicar-se a pesquisas no campo da Nutrição, especialmente às carências alimentares. Nelson Chaves morreu no Recife, em 24 de maio de 1982.