A Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou,na última sexta-feira, no auditório do Memorial de Medicina, no bairro do Derby, um curso de atualização em tratamento paliativo para dor crônica. Mais de 50 profissionais compareceram à capacitação, que teve o objetivo de sensibilizar os servidores para o programa “Pernambuco, todos sem dor”. Foram oferecidas, pela organização do curso, quatro conferências em que especialistas trataram de assuntos ligados à dor crônica. Todas elas procuraram uniformizar os procedimentos entre os centros de referência credenciados para tratamento paliativo, dentro da portaria federal SAS/MS n° 07/2008.
“Os profissionais foram informados das regras do programa ‘Pernambuco, todos sem dor’, além de poderem se credenciar dentro desse programa e receberem uma atualização em relação às dores crônicas”, afirmou a farmacêutica Diana de Sá, da Unidade de Alta Complexidade da Assistência Farmacêutica.
A primeira das palestras tratou do componente de medicamento de dispensarão excepcional, mais especificamente dentro de três tópicos: gestão, organização e financiamento. A segunda abordou mais a fundo a fisiopatologia da dor. Depois de uma pausa para o intervalo, os participantes do curso assistiram a uma conferência sobre o tratamento paliativo da dor. Logo após, a capacitação vai entrou no tema da terapêutica farmacológica do programa “Pernambuco, todos sem dor”. Após isso, a enfermeira Maria do Socorro Gomes, da Clínica de Oncologia de Caruaru (CEOC), apresentou a experiência exitosa de sua unidade.
Regulado pelo Ministério da Saúde, o programa “Pernambuco, todos sem dor” promove o controle ou alívio da dor crônica, melhorando a qualidade de vida do paciente e de seus familiares. São distribuídos pela Farmácia de Pernambuco os medicamentos codeína, metadona e morfina, opioídes que amenizam a dor crônica, que se caracteriza por não ter cura natural. Parte desses pacientes com dor crônica estão em clínicas oncológicas. Pernambuco tem quatro centros estruturados, que atendem e dispensam os medicamentos. São o Centro de Oncologia de Caruaru, o Centro de Oncologia Dr. Muccini, em Petrolina, o Hospital das Clínicas e o Imip, em Recife.