O Dia Internacional da Parteira é celebrado em 5 de maio. Em celebração à data, foi lançado, no último sábado (04.05), o documentário “Deus te dê boa sorte”, que conta história de parteiras da aldeia indígena Pankararu, no município de Jatobá, onde ocorreu a exibição da película. A Gerência de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde (SES) participou do eveno. 

O documentário foi realizado por meio do 9º edital do programa de desenvolvimento da produção audiovisual de Pernambuco (Funcultura), promovido pela Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco. Segundo a produção do filme, ele será exibido em universidades, centros e amostras culturais e, em breve, será disponibilizado para o trabalho junto aos profissionais de saúde e para o público em geral pela internet.

“Um documentário que ratifique a existência de parteiras tradicionais traz a relevância da atenção prestada para as mulheres e para o Sistema Único de Saúde. A SES e os municípios, por meio da Atenção Primária à Saúde, precisam apoiar a atividade local da parteira em respeito às comunidades e às mulheres que optam pelo parto domiciliar, com vistas à redução da mortalidade materna e neonatal”, afirma Lilian Sampaio, técnica de Saúde da Mulher e responsável pelo acompanhamento do Programa Estadual de Parteiras (PEPT).

O PEPT foi implantado pelo Ministério da Saúde em 1991 e em Pernambuco em 1993. Ao longo dos anos, vem cadastrando, promovendo qualificação e fornecimento de kits para o parto domiciliar, em parceira com o Ministério da Saúde, pela Rede Cegonha, com o Distrito Sanitário Indígenas de Pernambuco (DSEI/PE) e com organizações não governamentais, além de sensibilizar e promover a aproximação das parteiras com o sistema de saúde local e com as universidades.