O secretário da Saúde, Gilberto Martin, recebeu nesta segunda-feira (16) uma comitiva comandada pelo vice-governador e secretário da Saúde de Pernambuco, João Lyra Neto. Eles vieram até o Paraná para conhecer a experiência e o funcionamento dos Consórcios Intermunicipais de Saúde no Estado.

 "Pesquisamos os Estados que mais avançaram (nesta questão) e o Paraná ficou em primeiro lugar", afirmou o vice-governador pernambucano. O secretário Gilberto Martin disse que a troca de experiências faz parte do processo de construção do SUS. "São situações como esta que dão bons resultados, pois quando se reproduz não cai nos mesmos erros e ainda há a chance de melhorar ainda mais", avaliou.

 Martin fez uma explanação sobre o funcionamento dos consórcios no Paraná e suas atribuições. De acordo com ele, pequenos municípios tinham dificuldade de contratar médicos e serviços especializados, devido a baixa demanda. A solução encontrada foi as prefeituras se consorciarem para oferecer os procedimentos de maneira conjunta.

 No Paraná, recordou Martin, a estrutura dos Centros Regionais de Especialidades em algumas regiões foram assumidas por estes consórcios, que passaram a prestar atendimento regional para os seus municípios. Hoje, algumas unidades no Estado já prestam outros tipos de serviços que ampliam a oferta e também a renda destas associações. O secretário citou como exemplo os Centros de Atendimento Psicosocial (Caps) e os Centros de Atendimento Odontológicos (Ceos).

 Para o consultor do Governo do Estado de Pernambuco, Laércio Queiroz, esta troca de experiências será bastante proveitosa para o Estado. "O Paraná tem os melhores resultados que pesquisamos", afirmou.

PARCERIAS – O secretário também falou sobre as parcerias do Governo do Estado com os Consórcios. Atualmente 19 deles recebem anualmente R$ 6,5 milhões para ampliar a ofertas de consultas e exames especializados.

 Nesta parceria, consórcios também participam de programas de Governo, como é o caso do Ser Mulher, para o atendimento feminino especializado, além das casas de apoio de gestantes e até administração de hospitais, como no caso do Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina e dos hospitais Zona Norte e Zona Sul, em Londrina.

 Para o secretário executivo da Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná e também da Federação das Associações de Consórcios Intermunicipais do Brasil (Feacib), Alfredo Ayub, a visita da comitiva pernambucana dá credibilidade para os consórcios. "É uma prova concreta que o Paraná está exportando experiência para outros estados. Também é a credibilidade do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, em acreditar nos consórcios. Isso nos fortalece e nos faz acreditar e que estamos fazendo a coisa certa", afirma Ayub, que também acredita que isso fortalecerá ainda mais a Feacib.

 A comitiva, após a reunião com Martin, almoçou com o governador Roberto Requião e depois participou da assembleia da Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar), em Curitiba. Da capital paranaense eles seguem para Londrina e Maringá, onde conhecerão de perto a estrutura dos consórcios da região dos respectivos municípios. Na sequência o vice-governador e comitiva partem para Minas Gerais, onde vão conhecer as experiências mineiras no setor.

 Além do vice-governador João Lyra Neto e do consultor Laércio Queiroz, participam da comitiva o prefeito de Ipubi, Francisco Siqueira, o prefeito de Carnaíba e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Anchieta Patriota e o prefeito de Lajeado, Antonio João Dourado.