A IX Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Ouricuri, foi agraciada com a primeira Biblioteca Azul do Brasil. O projeto, desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), busca disseminar informações de saúde entre profissionais com dificuldades de acesso à rede mundial de internet e consiste de uma coleção de mais de 180 livros, documentos e manuais sobre saúde pública, gestão, políticas de saúde, entre outros.

A solenidade de entrega foi realizada durante o III Fórum Global de Recursos Humanos para a Saúde e contou com a presença da gerente da IX Geres, Danyella Paiva, do gerente da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS no Brasil, Félix Rigoli, e da representante do Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS, no Brasil, Roberta de Freitas.

“Esse equipamento será essencial para fomentar a busca por novas informações e qualificar as informações que chegam aos profissionais da Região. Assim, esperamos que possam refletir no aperfeiçoamento dos servidores, melhorando a realização das ações para os usuários do SUS”, comentou a gerente da IX Geres, Danyella Paiva.

Entre os documentos, prioridade para os manuais básicos que oferecem soluções práticas aos problemas enfrentados diariamente pelos profissionais de saúde. Além disso, para facilitar o transporte e armazenamento, a coleção é mantida em uma caixa de metal azul, contendo prateleiras e caixas que mantêm os livros organizados de acordo com o tema.