Durante dez dias, a Operação Lei Seca (OLS) reforçará ações de fiscalização nas principais rotas de acesso ao agreste pernambucano, destino mais procurado para as comemorações da Semana Santa no Estado. As blitzes, que acompanham o calendário de festas, encenações e espetáculos da Paixão de Cristo e itinerários alternativos como praias do litoral Norte e Sul, serão montadas em horários diferenciados a partir desta sexta-feira (22/03) até o Domingo de Páscoa (31/03).
No Interior, as cidades de Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Bezerros e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul, receberão as equipes a partir deste final semana. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), os municípios de Olinda, Paulista, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Goiana também terão ação de fiscalização. No total, serão montados 90 pontos de bloqueio. Mantendo a parceria iniciada no Carnaval com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Operação Lei Seca montará pontos de bloqueio nas principais BRs que cortam Pernambuco.
Duas equipes educativas, compostas por três pessoas com deficiência e dois apoiadores, farão trabalho de orientação aos motoristas e acompanhantes. A expectativa é abordar uma média de 150 veículos por blitz. No ano passado, o reforço da Operação Lei Seca para a Semana Santa foi de cinco dias e 842 veículos foram parados nos bloqueios, sendo registrados quatro crimes. “Vamos pulverizar ao máximo os nossos pontos bloqueio para que todo o Estado possa ser monitorado”, comenta o coordenador-executivo da Operação Lei Seca, tenente-coronel André Cavalcanti.
ESTRUTURA - A Operação Lei Seca atua com nove equipes e uma frota de nove vans informatizadas, nove guinchos, quatro motos e nove viaturas. No total, conta com 218 profissionais da SES, Detran e Polícia Militar.