Oferecer uma melhor atenção à saúde das gestantes e crianças menores de cinco anos, este é o objetivo principal do programa Mãe Coruja Pernambucana, que será apresentado amanhã para prefeitos de 13 municípios da VI Regional de Saúde, com sede em Arcoverde. O evento, nesta quarta-feira, 07, às 8h30, será realizado no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do governador Eduardo Campos e do secretário de saúde Jorge Gomes.
A apresentação do funcionamento e metas do Mãe Coruja conta ainda com a participação de representantes das secretarias parceiras da SES no desenvolvimento do projeto, como Educação, Mulher, Juventude, Agricultura, Planejamento e Desenvolvimento social e Direitos Humanos. Essas ações integradas com a Saúde objetivam a melhoria de outros indicadores sociais, vinculados à promoção da saúde.
Até junho, devem ter início as sensibilizações e capacitações de gestores e profissionais da Atenção Básicas dos municípios participantes (PSF). Os serviços de saúde pública são orientados para o cadastro e acompanhamentos dessas gestantes, oferecendo desde um pré-natal de qualidade até o acompanhamento da primeira infância (até cinco anos), combatendo principalmente os índices de mortalidade materna e infantil no estado de Pernambuco.
A exemplo da IX Geres, em Ouricuri, a regional de Arcoverde será a segunda a ter o programa implantado. A IX regional já conta com, aproximadamente três mil gestantes cadastradas e assistidas pelo projeto.
Os municípios contemplados nesta segunda etapa do programa são Arcoverde, Pedra, Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Sertânia, Ibimirim, Custódia, Petrolândia, Inajá, Manari, Tacaratu e Jatobá. Ainda este ano, as regionais de Petrolina, Limoeiro e Palmares também planejam a implantação do Mãe Coruja Pernambucana em seus municípios.