Gestores de 185 municípios de Pernambuco se reuniram nesta segunda-feira (30/03) para discutir acerca do Sistema Único de Saúde. O evento, que segue até a próxima sexta-feira (03/04), no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, foi como uma recepção de boas-vindas aos profissionais que estão assumindo o comando na rede municipal. A iniciativa da capacitação é do Ministério da Saúde, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE).

 Durante a abertura do evento, Frederico Amâncio, secretário-executivo de Coordenação Geral, representou na ocasião João Lyra Neto, vice-governador e secretário estadual de Saúde. “Não podemos esquecer que estamos aqui para trabalhar em conjunto para melhorar a assistência à população”, ressaltou. Ele também salientou a recepção prestada pelo evento aos novos gestores. “Eu, por exemplo, não tive essa sorte de aprender as coisas de maneira fácil quando cheguei à administração da rede pública de saúde. Eu sou originalmente da Secretaria da Fazenda e, por isso, tive que queimar muita as pestanas para compreender bem o SUS. Essa é uma grande oportunidade”, contou.

 Nos cinco dias de evento, a oficina de acolhimento aos novos gestores vai tratar de assuntos técnicos de gerenciamento da rede pública de saúde. Os assuntos vão desde o pacto pela saúde até a organização e estruturação dos programas, passando pelo financiamento de projetos. “Muitos que estão chegando agora no poder são novatos e não têm tanto conhecimento sobre a rede pública de saúde”, disse Valdenice da Silva, uma das organizadoras do evento. “Nossa proposta é trazer informação que pode decidir o futuro de quem está num fila e precisa ser atendido numa unidade de saúde. É a informação que ajuda o gestor a tomar a decisão certa”, frisou.

 Cristina Paulino, integrante do Cosems, afirma que toda a programação foi executada para quem precisa conhecer a gestão pública em saúde. “Mas vamos atender também quem já está na estrada há muito”, advertiu. Já Cristina Sette, presidente do Cosems, ressaltou o papel de constante mudança do SUS. “Por isso, vamos tratar de novidades como a nova forma de habilitação de municípios para formação de convênios, assim como o novo sistema de acompanhamento financeiro”, disse. 

 Ermíria D’Oliveira, diretora financeira da Secretaria de Saúde de Recife, assumiu a gestão pela primeira vez e estava empolgada para aprender os novos conhecimentos. “Quero saber qual é a nova metodologia para resolver os desafios que nós todos conhecemos na rede pública de saúde”, afirmou. “Aqui, acho que vou ter a indicação para chegar a esse novo caminho, a essa nova visão para transformar a realidade”, acrescentou.