A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Unidade da Saúde da Família (USF), realiza, a partir de outubro, ações que visam fortalecer a atenção primária em assentamentos rurais de todo o estado de Pernambuco. Eles receberão atendimento nas áreas de Saúde da Mulher, da Criança, do Trabalhador, Vacinação, Vigilância Ambiental, entre outros programas da SES.
A partir desta terça-feira (25/09), será definido o cronograma de ações. O primeiro município a receber o apoio será o de Gameleira, localizado a 99km do Recife. O trabalho da SES será auxiliado por residentes em medicina comunitária, que já realizaram algumas ações no local e diagnosticaram algumas das principais doenças e necessidades da população.
“A SES vai nortear políticas de fortalecimento para as áreas”, explica a Gerente do Projeto, Adriana Baltar. Na última reunião, realizada na quinta (13/09), foram apresentadas, aos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), ações e propostas que visam melhorar a condição e atenção primária da região. Também participaram do encontro, além de líderes dos movimentos, os gestores do município.
Adriana Baltar acrescenta que o objetivo desta ação é garantir atendimento permanente à população. Haverá a capacitação de profissionais através das nove Geres (Gerências Regionais de Saúde). Cada Geres será responsável pela continuidade dos programas. Até o momento, foram visitados e estudados assentamentos nas cidades de Limoeiro, Arcoverde, Palmares e Ouricuri.