Escolhido para sediar, em outubro de 2013, o 3º Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde, o Estado de Pernambuco reuniu na manhã desta quinta-feira (13/09) representantes de organizações nacionais e internacionais para definir propostas e diretrizes do evento. O encontro contou com a presença do governador Eduardo Campos, do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, além de representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Aliança Global da Força de Trabalho em Saúde.
"Tenho certeza que vamos receber esse fórum com grande entusiasmo. Temos relevantes contribuições a oferecer aos outros países. Sabemos da importância da troca de experiências para solucionar um problema global", pontuou o governador. O encontro faz parte do Internacional Steering Committee, a primeira reunião preparatória para o III Fórum Global, que segue até sexta-feira (14/09), no Resort, em Porto de Galinhas, Litoral Sul do Estado.
O evento contou com a participação de cerca de 40 representantes de instituições e organismos internacionais responsáveis pela organização da terceira edição do Fórum, que está marcado para outubro de 2013. A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas, de 40 países, participem do evento.
Durante a reunião preparatória para o Fórum, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) apresentou as sugestões de temas a serem discutidos durante o evento. “Estamos propondo, analisando o panorama brasileiro, discutir temas como o desafio da universalização do acesso à saúde com qualidade, a regulação profissional e o futuro das profissões de saúde. São eixos temáticos que atingem não só o Brasil, mas países de todo o mundo”, defende o secretário Antonio Carlos Figueira.
Ainda em Pernambuco, os representantes da Aliança Global da Força de Trabalho em Saúde poderão conhecer as instalações do Centro de Convenções, que deve receber o Fórum, e a Mostra do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde, que está sendo realizado pela SES. “O agente comunitário é uma profissão nova, criada no Brasil, que fortalece a atenção básica e o próprio sistema de saúde”, completou o secretário.
O III Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde também pretende fazer uma avaliação sobre o alcance das metas propostas durante a I e II edição do Fórum, que foram realizadas em Kampala, na Uganda e em Bangkok, na Tailândia, respectivamente.
Entre os presentes, estará o representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Charles Godue; da Organização Mundial de Saúde (OMS), David Evans; do Banco Mundial, Edson Araújo; do Banco de Desenvolvimento Africano, Feng Zhao; da Aliança Global da Força de Trabalho da Saúde, Giorgio Cometto; e da Agência Japonesa de Cooperação Internacional, Naoyuuki Kobayashi.