Dando prosseguimento à implantação da nova rede de consultas e exames ambulatoriais em todas as regiões de Pernambuco, o governador Eduardo Campos e o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, inauguram, nesse domingo (30/03), mais uma Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), desta vez em Belo Jardim. A cerimônia foi realizada no terreno da própria UPAE, localizado no km 185 da BR-232.
O investimento na unidade foi de R$ 13,7 milhões em obras e compra de equipamentos. A UPAE conta com doze consultórios para atendimentos médicos e setor de diagnósticos e terapia. Anualmente, será capaz de realizar 79 mil consultas nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e urologia. Além de 198 mil exames laboratoriais, oftalmológicos, de eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, ergometria, raio-x, endoscopia e ultrassonografia.
“Com as UPAEs nós estamos reforçando a atenção básica em todo o Estado, garantindo um atendimento integral a todos os pernambucanos. Esta unidade vai solucionar a dificuldade que os moradores do interior precisam enfrentar pra conseguir consultas com especialistas. Na UPAE, todos os pacientes serão encaminhados pelos serviços municipais e já sairão da consulta com o exame marcado”, salienta o secretário Antonio Carlos Figueira.
A UPAE de Belo Jardim, que é a 8ª do Estado e a 3ª do Agreste pernambucano, será referência para uma população de mais de 270 mil habitantes dos municípios de Alagoinha, Cachoeirinha, Pesqueira, Poção, Sanharó, São Bento do Una, Tacaimbó e Belo Jardim.
REDE – A primeira UPAE inaugurada em Pernambuco foi inaugurada, em julho de 2013, na cidade de Garanhuns. Desde então, passaram a funcionar as unidades de Petrolina, Caruaru, Serra Talhada. Ontem (29), as UPAEs de Afogados da Ingazeira e Salgueiro abriram suas portas, e na manhã de hoje (30), foi inaugurada a UPAE de Arcoverde. A previsão é que outras sete estejam funcionando até o final de 2014 nos municípios de Abreu e Lima, Carpina, Escada, Goiana, Limoeiro, Palmares e Ouricuri.