A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) informa que o estoque de sangue da unidade atingiu um nível crítico, necessitando urgentemente de doações. A situação atual compromete a capacidade de atendimento a pacientes que precisam de transfusões, como os que enfrentam cirurgias, tratamentos contra o câncer ou emergências médicas.
Com a proximidade do São João, comemorado no dia 24 de junho, muitas pessoas viajam para aproveitar as festividades juninas e acabam sem doar sangue neste período. Apesar das celebrações, vale ressaltar, para que a festa seja realmente bonita essa ajuda tem de seguir firme. Para reverter essa situação, o Hemope convoca todos os doadores regulares e novos voluntários a comparecerem aos pontos de coleta. Doar sangue é um ato de solidariedade e pode salvar vidas. O processo de doação é seguro, rápido e pode fazer toda a diferença para quem precisa.
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos e ter mais de 50kg. Para os menores de 18 anos, é necessário acompanhamento e autorização de um responsável durante a doação. No caso de maiores de 60 anos que queiram realizar a doação pela primeira vez, a iniciativa deve ser aprovada por um médico. O Hemope Recife fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171 - no bairro das Graças, e funciona de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30. Para agendar a doação, o número é o 0800-081-1535. O local também atende por demanda espontânea.
Foto: Miva Filho