No último sábado (28/10), a equipe de urologia do Hospital Otávio de Freitas (HOF) realizou um mutirão de cirurgias de postectomia em pacientes acompanhados pelo serviço. Ao todo, 16 pacientes passaram pelo procedimento de remoção do prepúcio (excesso de pele que recobre o pênis). A principal indicação para realização deste tipo de cirurgia é a presença de fimose (incapacidade de exteriorizar a glande) ou infecções fúngicas de repetição na glande.

Todos os pacientes realizaram uma consulta prévia, onde foram realizados os exames físicos para confirmação da indicação cirúrgica, além de exames pré-operatórios, como hemograma, coagulograma e bioquímica básica. Para realização das intervenções, cerca de 20 profissionais foram mobilizados, entre urologistas, médicos residentes, equipes de enfermagem e de administrativos, etc.

Todos os pacientes com indicativo cirúrgico possuem idades entre 15 e 55 anos.  “A idade ideal para realizar o procedimento é quando surge a indicação formal do procedimento, pois a partir deste momento pode haver impacto na qualidade de vida do paciente. Por se tratar de um procedimento de baixa complexidade, o tempo médio de recuperação total gira em torno de 45 a 60 dias. Após recebem alta do paciente não há necessidade de acompanhamento ambulatorial duradouro, apenas em casos de intercorrências durante o processo de recuperação”, explicou o gerente de Urologia Eletiva da unidade, Frederico Henriques.

Entre os benefícios para os pacientes, pontuou o especialista, está diminuição do risco de infecções urinárias e infecções, além da melhoria da higiene íntima.