Na perspectiva da formação continuada para trabalhadores da saúde, a coordenação estadual de Atenção Integral à Saúde da População LGBT da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) promove nesta segunda (26) e terça (27) formação de Saúde LGBT, com foco no uso do nome social, para os profissionais da UPA Barra de Jangada.

orientação é para que o nome social também seja respeitado durante o atendimento em todas as unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco, além de desenvolver um diálogo com os serviços de saúde que atuam no acolhimento e cuidado integral, além de promover o respeito à diversidade.

"O grande desafio é a garantia do acesso ao serviço por todas as pessoas que necessitam deste cuidado. Nosso entendimento é que podemos contribuir para produção de conhecimento sobre saúde integral de LGBTs no Estado por meio da qualificação dos níveis de atenção e por isso convidamos os profissionais a se aproximarem desse conhecimento técnico para viabilizarmos tomadas de decisões equânimes e efetivas", pontua o coordenador de Saúde Integral da População LGBT, Luiz Valério.

Em junho de 2015, Pernambuco foi o primeiro Estado do Nordeste a lançar uma Política Estadual de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.