O Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, se prepara para inaugurar mais um serviço. Começará a funcionar nos próximos dias a clínica de interconsulta e psicossomática psicanalítica (CIPP), espaço de suporte psiquiátrico e psicológico aos usuários da unidade de saúde. A proposta é que a clínica funcione no tripé da assistência, pesquisa científica e formação de novos profissionais de saúde mental. Inicialmente, os atendimentos devem acontecer três vezes por semana, apenas para pacientes internados e egressos do hospital.
"O que acontecia muitas vezes é que quando o paciente recebia alta do hospital precisava desse acompanhamento. Muitas vezes, inclusive, as internações eram fruto de problemas psicossomáticos. Agora, a ideia é que o usuário receba esse suporte, o que pode evitar futuras reinternações. A assistência aos pacientes continuará a acontecer nas enfermarias e diversos serviços do HAM, como já é feito. Ao receber alta, se for encaminhado pelo médico para o serviço, o paciente passará a ser acompanhado na clínica. O suporte será tanto na área da psiquiatria como em psicoterapia", explica a psicóloga do HAM Isabela Cribari, responsável por outros projetos promissores do Agamenon, como o programa Cultura é Saúde, que abarca o projeto Cinema no Hospital.
Um dos principais objetivos da Clínica de interconsulta e psicossomática psicanalítica é acolher os usuários dentro da perspectiva da psicanálise. "É complexo lidar com pacientes que apresentam uma demanda clínica não apenas do ponto de vista físico, mas também do ponto de vista psíquico. A proposta é fazer essa aproximação, dando o suporte psicológico necessário e realizar o atendimento sempre trazendo essa questão da relação mente e corpo e seu impacto na saúde", pontua o psiquiatra Marcos Creder, preceptor da residência médica em psiquiatria do hospital.
O ambulatório contará com equipe formada por médicos psiquiatras, residentes médicos, psicólogos e estagiários de psicologia, funcionando como uma espécie de clínica-escola. "A nossa proposta é fazer uma extensão para a formação dos nossos profissionais", pontua Creder. No espaço, além das consultas médicas e sessões de psicoterapia, haverá palestras e seminários sobre a área de atuação do serviço. "A clínica valoriza muito a subjetividade no apoio ao usuário. O profissional pode aprender muito sobre o psiquismo humano lendo os mais diversos manuais de psiquiatria e psicologia, mas é essencial que ele também use de outras fontes, como a literatura e o cinema. Já estamos trabalhando esse aspecto cultural com nossos residentes e estagiários. O resultado tem sido muito positivo", ressalta Isabela Cribari.
SEMINÁRIO - A CIPP já começa sua programação com atividade científica confirmada no cronograma deste primeiro semestre. O auditório do centro de estudos do Hospital Agamenon Magalhães receberá no dia 30 de abril, a partir das 14h, o seminário 'Psicossomática Psicanalítica: o corpo entra em cena, mas não encena'. O debate será ministrado pela psicóloga Regina Manicardi, mestre em em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), especialista em Psicossomática Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae (SP) e especialista em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).