O Hospital Miguel Arraes (HMA) foi destaque, em janeiro, do Projeto Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em larga escala no Brasil, do Ministério da Saúde. O projeto tem o objetivo de reduzir infecções relacionadas à ventilação mecânica, uso de cateteres e de sondas vesicais, assim como melhorar a adesão à higiene das mãos nas Unidades de Terapia Intensiva.

Implantado há dois anos no HMA, o Saúde em Nossas Mãos na unidade vem tendo o suporte técnico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, ligado ao PROADI/SUS, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema único de Saúde, que realiza projetos voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS no Brasil.

Com o monitoramento do HAOC e a mobilização da equipe assistencial, o HMA conseguiu zerar, em dezembro de 2022, o número de infecções do trato urinário (ITU) e aumentar em 20% a adesão à higiene das mãos em suas UTIs. 

“Isso se deve ao envolvimento de nossos profissionais de saúde no sentido de discutir estratégias e ações para a melhoria contínua dos processos. O resultado é a redução nos números de infecções assim como os custos com o paciente e, por outro lado, melhorando a assistência prestada”, destaca o diretor geral do Hospital Miguel Arraes, Sormane Britto.