O Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), em Paulista, recebeu, nesta terça-feira (01), 17 novos residentes que irão atuar nas áreas de Traumato-ortopedia, Clínica Médica, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina Intensiva. Eles são parte dos mais de 1.400 residentes que passam a trabalhar hoje nos serviços de saúde das redes estadual e municipais, além de unidades de saúde filantrópicas e privadas de todo o estado.
O acolhimento foi feito por toda a diretoria do HMA, no auditório da unidade. A diretora de Ensino e Pesquisa, Monique Carvalho, deu as boas-vindas ao grupo, apresentando a estrutura, missão, visão e os valores do hospital, que completou 12 anos em dezembro passado e foi o primeiro a ter gestão no modelo de Organização Social, a Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes.
A diretora geral do HMA, Adelaide Caldas, também participou da recepção aos novos residentes. Ela destacou a excelência dos profissionais que estão na “casa”, fazendo com que o HMA tenha um diferencial na qualidade da assistência: “aqui nós temos orgulho em ser o SUS que funciona. Nós trabalhamos com visão da humanização, focados na segurança do paciente, e teremos prazer em repassar a vocês práticas que vão transformá-los em pessoas melhores não só como profissionais de saúde, mas como seres humanos”.
Os novos residentes também foram apresentados ao diretor médico, Sormane Britto, que carrega o “título de primeiro residente do HMA”, atuando na unidade desde sua fundação. Do setor de Traumatologia e Ortopedia, dr. Sormane já passou por vários setores até chegar hoje à gestão, e deu seu recado: “não terá dia fácil aqui, mas vocês terão a ajuda de todos nós para, realmente, fazerem um SUS diferente. Sintam-se abraçados e acolhidos”.
Estiveram presentes também a coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HMA, Luciana Moser; o coordenador de Clínica Médica, Fábio Queiroga; o coordenador da UTI, Noel Loureiro; e a coordenadora de Fisioterapia, Samile Barros; além das enfermeiras Débora Guedes, da Gerência de Risco, e Marla Botelho, da Educação Permanente, representando a diretora de Enfermagem, Nayara Vasconcelos. Após intervalo para um café, os novos residentes foram levados aos seus setores para conhecerem o serviço.