O Programa Mãe Coruja Pernambucana vai reunir especialistas da área da infância, na próxima quinta-feira (02/07), no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, com o objetivo de discutir a Importância do Desenvolvimento Infantil na Construção de uma Sociedade. A expectativa é de que 500 pessoas, entre profissionais e convidados, participem.
 
A palestra magna será proferida por Anna Lúcia Campos, investigadora especialista em neurociência educacional e desenvolvimento infantil e diretora geral do Centro Iberoamericano de Neurociências, Educação e Desenvolvimento Humano (Cerebrum).
 
O PROGRAMA -  Criado em 2007, o Programa Mãe Coruja Pernambucana está presente em 105 municípios do Estado, sendo 103 com gestão estadual e 2 (Recife e Ipojuca) com gestão municipal e apoio estadual. O objetivo é garantir uma boa gestação e um bom período posterior ao parto às mulheres. Já às crianças, busca-se garantir o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável, fazendo seu acompanhamento desde a gravidez até os 5 anos.
 
O programa, formado por nove secretarias de Estado, atua nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social. As ações são desenvolvidas por meio dos Cantos Mãe Coruja, espaços de acolhimento e monitoramento do cuidado presentes em todos os municípios que participam do Programa.
 
No eixo saúde, o Programa monitora as consultas de pré-natal, aleitamento materno, imunização e crescimento e desenvolvimento das crianças. Outras ações são realizadas compreendendo os eixo Educação e Desenvolvimento Social, tais como: cursos de qualificação profissional; oficinas de segurança alimentar e nutricional; círculos de educação e cultura; oficinas de gênero e cidadania; inclusão em programa sociais das três esferas de governo e fornecimento de kits do bebê para as gestantes. A inclusão social da mulher e sua família saem do paradigma biológico para o da promoção social, criando uma “rede de cuidado” intersetorial.
 
Foi premiado pela ONU, na Categoria de Serviço Público de Promoção de Gênero, e pela OEA, na categoria de Inovação em Qualidade de Políticas Públicas. 
 
Atualmente, o Mãe Coruja acompanha cerca de 140 mil mulheres e 78 mil crianças.
Conteúdo Relacionado