A UPA Professor Fernando Figueira, localizada no município de São Lourenço da Mata, faz um alerta para os familiares e cuidadores de bebês e crianças neste período de inverno, que segue até 21 de setembro no Brasil. Há cuidados que podem ser feitos para prevenir doenças respiratórias e, também, orientações que podem ser realizadas no pós-alta para que o pequeno paciente não precise retornar ao pronto-socorro.

De acordo com a fisioterapeuta da unidade, Miriam Santos, há uma forte cultura de levar o bebê ou a criança para um serviço de emergência no início dos sintomas. “Geralmente os pais ficam com medo e levam a criança para emergência assim que começa o quadro.  O ideal é primeiro observar a evolução e em caso de febre persistente, cansaço ou mudanças de comportamento, como sonolência, por exemplo, levar para avaliação médica” completa.

É importante também manter o ambiente sempre limpo e arejado para reduzir a concentração de vírus e bactérias, além de evitar aglomerações, lavar sempre as mãos e manter o calendário vacinal em dia. 

Outro cuidado importante é a limpeza das vias aéreas. “O nariz precisa estar sempre higienizado e limpo. Essa prática diária pode evitar cerca de 40% de infecções respiratórias. Os bebês não sabem respirar pela boca durante os primeiros meses de vida, logo a limpeza nasal é fundamental para manter as doenças respiratórias bem distantes”, reforça a fisioterapeuta.

UPA São Lourenço da Mata - Inaugurada em 30 de abril de 2010, a UPA possui atendimento emergencial nas especialidades de clínica médica, pediatria e traumato-ortopedia.

Ligada à Secretaria Estadual de Saúde e sob gestão da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes, também conta com fisioterapeutas respiratórios em seu quadro, que atuam no apoio aos pacientes com problemas respiratórios. Além disso, esses profissionais atuam com orientações de cuidados no pós-alta.