Uma experiência exitosa realizada no Hospital Pelópidas Silveira (HPS) foi o único case de sucesso do Nordeste a integrar a programação do 9º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, realizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement em São Paulo neste mês de junho. À convite, foi apresentado, no palco principal do evento, o trabalho “Otimização do tempo de permanência em enfermaria do Hospital Pelópidas Silveira”. A explanação foi feita pela diretora de Cuidados Interdisciplinares do HPS, Raphaela Muniz, uma das integrantes do projeto. O Fórum reuniu especialistas do setor para debater e pensar a “Tecnologia para equidade”. A diretora de Ensino e Pesquisa do HPS, Ângela Lessa, também esteve presente.
O convite para participar do Fórum foi feito pela relevância dos resultados da experiência, fruto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde (MS). Os dados do projeto também foram utilizados durante a pós-graduação de Excelência Operacional do Einstein - os resultados foram tema do trabalho de conclusão da pós, que contou no grupo com Raphaela Muniz, Ângela Lessa, Adelaide Caldas e Milena Motta.
O trabalho do Pelópidas traz as ações e protocolos criados para qualificar e agilizar a assistência no serviço, diminuindo o tempo de internação dos pacientes nas enfermarias e dando maior rotatividade aos leitos. O projeto, que teve início em 2023 e segue mantido na rotina da unidade de saúde, conseguiu diminuir em 62% o tempo de permanência dos pacientes na enfermaria de neurologia clínica, 59% na neurocirurgia e 47% na cardiologia.
“Desde o início do projeto, obtivemos resultados satisfatórios e, o principal, estamos mantendo esses indicadores estáveis. Isso mostra o empenho coletivo dos profissionais do Pelópidas Silveira para que nossos pacientes recebam a assistência necessária no tempo devido e buscando sempre um desfecho favorável, a alta hospitalar”, afirma a diretora de Cuidados Interdisciplinares do HPS, Raphaela Muniz. Ela ainda ressalta a importância desse reconhecimento para estimular o serviço a sempre buscar melhorias em prol da população.
Perfil - Localizado às margens da BR-232, no bairro do Curado, na zona Oeste do Recife, o Hospital Pelópidas Silveira é o primeiro serviço com perfil exclusivo de neurocárdio do SUS no Brasil. Desde sua inauguração, em dezembro de 2011, só recebe pacientes regulados em sua emergência. Também possui leitos de UTI. O hospital integra a rede estadual de saúde e está sob gestão da Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH).