A Secretaria Estadual de Saúde (SES) prorroga até o dia 9/09 a campanha de vacinação contra a poliomielite. Até o momento, 501.090 meninos e meninas foram vacinados, totalizando 80,09% do público-alvo. A meta é imunizar, no mínimo, 95% das 625.686 crianças pernambucanas entre 6 meses e menores de 5 anos.
 
A vacina contra a poliomielite não possuem contra-indicação. As crianças não imunizadas podem desenvolver a doença, que tem como seu principal agravamento a flacidez muscular em pelo menos um dos membros inferiores. Em 2014, Pernambuco imunizou 619.807 (99,08% do público total).
 
Histórico – A poliomielite não é registrada no Brasil há 26 anos. O último caso foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em Pernambuco, foi em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem. A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais maiores ou igual a 90%. Em 2001, esta meta foi alterada para 95% da população alvo.
 
A Farmácia de Pernambuco esclarece que dialogou com os funcionários terceirizados e, em comum acordo, foi possível colocar um percentual dos trabalhadores para fazer a dispensa dos medicamentos e, com isso, evitar prejuízos aos usuários do serviço. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforça que continua em negociação com a empresa terceirizada para regularizar o pagamento.
Conteúdo Relacionado