Nesta quarta-feira (10/07), vivencia-se o Dia da Saúde Ocular. A data, comemorada mundialmente, tem o objetivo de alertar a população e os profissionais de saúde sobre a importância dos cuidados de preservar a saúde dos olhos, evitando o aparecimento de doenças que afetem a qualidade de vida. Há diversas doenças que acometem os olhos e podem comprometer a visão, entre as mais comuns estão os erros refracionais, a catarata e o glaucoma. As patologias têm tratamento e devem ser acompanhadas por um médico oftalmologista. 

Com a exposição excessiva à iluminação de aparelhos eletrônicos, ocasionada pelos novos modelos de trabalho e estudos estabelecidos na sociedade, os casos de ressecamento ocular e cansaço visual também se tornam mais frequentes. Para manter a saúde ocular em dia, é preciso observar bem a visão e ficar atento a diversos sintomas que podem ser sinais de alerta, como a diminuição da própria percepção da visão, moscas volantes (que é a visualização de pontos pretos no ambiente), ardor, queimação e dor nos olhos.

 

“Em qualquer dessas circunstâncias, é necessário procurar um oftalmologista imediatamente. Precisamos avaliar a saúde sistêmica do paciente e os fatores de risco para desenvolver doenças oculares, como diabetes, hipertensão, doenças infecciosas e reumatológicas, por exemplo. É importante também avaliar seu histórico familiar, se há alguma história de cegueira na família, histórico de glaucoma, ou de qualquer outra doença que tenha um componente genético. É importante lembrar que algumas doenças, como retinopatia diabética e glaucoma, em suas fases iniciais, são assintomáticas. Por isso, a consulta de rotina com um oftalmologista é fundamental”, destaca a médica oftalmologista do Hospital Geral de Areias (HGA), Bárbara Freire.

 

Para manter a saúde dos olhos em dia, diversos cuidados diários podem contribuir na saúde da visão e evitar o agravamento de problemas oculares. Entre as orientações clínicas importantes estão: não coçar os olhos, usar óculos com proteção UVA/UVB quando estiver exposto ao sol, não levar as mãos sujas aos olhos, além de visitar regularmente o oftalmologista. “O diagnóstico precoce das mais diversas doenças oculares é fundamental para prevenir perdas visuais e cegueiras. O dia da saúde ocular é, portanto, fundamental para alertar a população sobre estas doenças e estimular a população a procurar, sempre que necessário, apoio profissional para um diagnóstico precoce”, ressalta a médica oftalmologista da Rede Estadual de Saúde, Bárbara Freire.

 

Projeto Boa Visão – Iniciativa do Governo do Estado, o projeto Boa Visão, instituído no ano de 2011, atua na prevenção de doenças oculares e no estímulo da qualidade de vida, focando no atendimento de estudantes do ensino fundamental e médio e profissionais da Rede Estadual de Ensino. O projeto é executado por meio da oferta de consultas oftalmológicas e entrega de óculos de correção. O Boa Visão é conduzido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe). Desde a sua criação, o projeto já realizou 124.322 consultas e entregou mais de 73 mil óculos.