Ao lado do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, o governador Eduardo Campos entrega, nesta sexta-feira (13/12), às 10h30, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Caruaru (UPAE), localizada na Avenida José Marques Fontes, S/N, no bairro de Indianópolis. O serviço, que vai beneficiar mais de 1,2 milhão de pessoas de 31 municípios da Região, recebeu investimentos de mais de R$ 22,6 milhões, incluindo obra física e aquisição de equipamentos.
Com uma área construída de 3,8 mil metros quadrados, a unidade contará com setor ambulatorial, composto por 19 consultórios; sala de coleta e sala de curativo; bloco cirúrgico, composto por quatro salas para cirurgia, sendo três para procedimentos de médio porte e uma para cirurgia de pequeno porte, e internação de curta duração; e setor de diagnósticos, além de apoio técnico e logístico.
A construção das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada representa um segundo momento no projeto de ampliação e reestruturação da saúde, iniciado em 2007. Após a ampliação da oferta de atendimento de emergência, está sendo implantada uma nova rede de consultas e exames especializados, garantindo a integralidade da assistência à população. “A UPAE vem para ampliar o acesso da população aos serviços do SUS. Neste equipamento, as pessoas poderão se consultar com o especialista, fazer os exames necessários e, se for preciso, realizar aqui mesmo cirurgias de pequeno e médio porte. Sendo necessário um procedimento maior, o paciente é encaminhado ao serviço de referência”, explica o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.
A UPAE de Caruaru conta com as especialidades de pneumologia, cardiologia, oftalmologia, dermatologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, endocrinologia, entre outras. A expectativa é realizar uma média de 90 mil consultas médicas por ano. Já o setor de diagnósticos, que contará com exames laboratoriais, oftalmológico, eletrocardiograma, ecocardiograma, raio-X e ultrassonografia, terá capacidade para realizar mais de 278 mil exames por ano. Em relação ao bloco cirúrgico, a unidade terá capacidade para realizar uma média de 2,6 mil procedimentos por ano.
Com a inauguração de Caruaru, Pernambuco passa a contar com três UPAEs já em pleno funcionamento. As outras duas estão localizadas em Garanhuns e Petrolina. A previsão é que já no primeiro semestre de 2014, outras 12 unidades sejam entregues à população. Ao todo, mais de R$ 200 milhões estão sendo investidos.
HOMENAGEM – Denominada de Unidade Pernambucana de Atenção Especializada Ministro Fernando Lyra, em homenagem a um dos políticos que mais lutou contra a Ditadura Militar no Brasil. Apesar de ter nascido no Recife, Fernando Lyra passou a infância e adolescência em Caruaru. Foi um dos fundadores do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que mais tarde passou a se chamar PMDB. Em 1966, ganhou a primeira eleição para deputado estadual, mas teve o mandato interrompido dois anos depois pela repressão militar. Em 1970, foi eleito deputado federal e renovou o mandato por mais seis vezes.