A I Gerência Regional de Saúde (Geres), uma das maiores unidade administrativas da SES em número de atividades, abrigando toda a Região Metropolitana do Recife (RMR), num total de 19 municípios mais a ilha de Fernando de Noronha, começa a funcionar nesta quarta-feira (26/03) em novo espaço.
A sede sai do antigo endereço, no bairro do Espinheiro, e inicia as atividades na Praça Oswaldo Cruz, s/n, na Boa Vista. A nova sede proporcionará aos 130 servidores uma melhor integração da gestão possibilitando melhoria na qualidade do serviço oferecido aos municípios. A nova estrutura física corresponde a uma área total de 454m², com 32 salas planejadas e climatizadas, além de um auditório. O investimento total foi de R$ 635 mil, sendo 59 mil em mobiliário e equipamentos.
O espaço vem para proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais, sendo estas equipes divididas em áreas técnica como planejamento, atenção à saúde, vigilância sanitária, epidemiologia, vigilância a saúde, controle e avaliação, educação continuada.
“Dentro da meta da regionalização, o desafio é fortalecer os municípios nas diversas áreas levando em consideração as questões mais particulares de cada uma. A I Geres monitora as principais incidências de doenças, como esquistossomose e dengue, para nortear o planejamento da saúde de cada município. Há também um esforço na formulação de um programa de fixação de profissionais”, comenta o secretário estadual de saúde, Antonio Carlos Figueira.
O parque de assistência médica da I Geres é capaz de resolver casos de média e de alta complexidade e tem como papel prioritário no acompanhamento, avaliação e no avanço da execução das políticas de saúde, bem como, o assessoramento aos municípios para o desenvolvimento das ações.