Acontece até o dia 11 deste mês, na Diretoria Geral de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS, vinculada à Secretaria Executiva de Regulação em Saúde, o Curso de Qualificação de Auditoria do SUS, realizado em parceria com a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE). A formação, na modalidade presencial, com carga de 40 horas/aula, teve início em 30 de novembro e contempla as equipes de auditores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) .

Sobre a atuação do profissional auditor no âmbito da saúde, a diretora da ESPPE, Célia Borges, destacou a importância estratégica desta atividade para o SUS. “Para a promoção de uma assistência mais igualitária, a aplicação das legislações do SUS deve ser monitorada e fiscalizada por serviços de Auditoria que primem pela qualidade dos serviços de saúde. O trabalho do auditor sem dúvida ajuda no fortalecimento desta área estratégica para a consolidação do Sistema Único de Saúde”, disse. 

A qualificação, sob a responsabilidade pedagógica da ESPPE, tem a proposta de ampliar métodos de criticidade e capacidade de reflexão sobre os diversos contextos nos quais os profissionais auditores estão inseridos enquanto profissionais de saúde. O diretor de Monitoramento e Avaliação, Ricardo Ernestino, ressaltou que “o Curso promoverá um aprofundamento de conhecimentos específicos em auditoria para o SUS, qualificando os processos e gerando resultados que refletem nas relações com os profissionais e os serviços de saúde até a prestação da assistência aos usuários”.

O curso tem como ênfase os temas em Controle interno e pressupostos legais da Auditoria do SUS; Implicações do trabalho de auditoria; Ética; Operacionalização dos Processos de Trabalho de Auditoria; e Estudo de casos.

Conteúdo Relacionado