Com objetivo de enfrentar de forma abrangente o período da sazonalidade de vírus respiratório na população pediátrica, em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) abriu 36 leitos assistenciais no Hospital Regional de Palmares (HRP), nesta segunda-feira (01/04). A descentralização do atendimento de alta complexidade em pediatria passa a contar com mais 10 leitos de terapia intensiva pediátrica, 16 leitos de enfermaria neo/pediátrica e outros 10 leitos de UTI neonatal.
Todos esses leitos agora fazem parte do sistema de Regulação Estadual e estão aptos a receber pacientes com quadros da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) para tratamento especializado.
As doenças do sistema respiratório foram a principal causa de internação entre crianças, no estado, no ano de 2023, especialmente nos meses entre março e agosto, nos quais se observa aumento considerável de casos de infecções virais e bacterianas. Para se antecipar e se preparar para o período, a Secretaria lançou o Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância para o ano de 2024, no qual uma das medidas prévias foi a abertura de leitos voltados à assistência infantil, a fim de descentralizar os atendimentos e tratar de forma mais eficiente as crianças pernambucanas.
“Já abrimos 10 leitos de UTI pediátrica em Petrolina, ontem abrimos mais 36 leitos em Palmares e o nosso objetivo é continuar equipando os serviços para que as crianças com quadros respiratórios tenham toda assistência necessária ”, explica a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
“Todo esse trabalho é possível porque temos como princípios: a responsabilidade, o entusiasmo e o cuidado humanizado por cada vida que temos a oportunidade de cuidar. É a interiorização da saúde e a descentralização do atendimento de alta complexidade em Pernambuco”, confirmou a diretora geral, Karol Martins.
Durante esta semana, a SES-PE ainda pretende abrir novos leitos infantis na Zona da Mata Norte e no Sertão do Estado.