A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, por meio do Programa SANAR – Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas -, promoverá, no período de 4 de maio a 5 de junho de 2020, a Campanha Estadual de Geo-helmintíases em Escolares. A campanha tem como público alvo os escolares, na faixa etária de 5 a 14 anos de idade, matriculados na rede pública municipal de ensino.
A campanha consta de administração de Albendazol nos escolares, além de orientações quanto à prevenção da doença. Saliete-se a importância da ação, especialmente, em áreas com maior vulnerabilidade social, onde as verminoses são mais frequentes.
A infecção por verminoses em crianças não tratadas pode provocar diarreia, dores abdominais, inapetência e perda de peso, anemia, deficiência de vitamina A e de outros nutrientes; além de aumentar o absenteísmo escolar, prejudicando o desenvolvimento físico e mental.
Poderão participar da campanha todos os municípios do estado. A participação se dará por adesão, que será formalizada mediante assinatura do Termo de Compromisso pelo Secretário de Saúde do Município, a ser anexado ao formulário eletrônico através do Formsus.
A meta da campanha é tratar, para vermonose, 85% dos escolares na faixa de 5 a 14 anos, nas escolas municipais do Estado.
Dados da Campanha de 2019
Durante os dois meses, 427.116 escolares de 5 a 14 anos foram tratados para verminoses, em 166 municípios do Estado. Para o alcance desses número, 2.543 escolas foram visitadas.
A estratégia da realização de campanhas se iniciou em 2013, por meio do Ministério da Saúde e, a partir de 2016, o programa Sanar vem promovendo a Campanha Estadual de Verminoses, que esse ano foi voltada para os municípios que são prioritários para a esquistossomose e também para qualquer cidade do estado de Pernambuco que tivesse interesse de adesão.