O Programa SANAR realiza, de 22 a 25 deste mês, em parceira com empresa MSD –Saúde Animal/Melodia Pet, uma série de atividades de controle da leishmaniose visceral no município de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul do Estado. Durante os quatros dias serão oferecidas capacitações para agentes de endemias, atividades educativas, mobilização social e encoleiramento dos cães.
As atividades visam implementar as ações de controle da leishmaniose no município, que será o primeiro a ser contemplado com esse tipo de parceria, para o encoleiramento de cães. Esta ação tem como objetivo minimizar a contaminação dos cães, uma vez que a coleira funciona como repelente de insetos e outros exoparasitas. Cerca de 100 animais devem ser encoleirados. As atividades educativas serão realizadas na Escola Carlos José Dias, no Centro da cidade.
Sobre a doença
Leishmaniose visceral (LV) - também conhecida por calazar - é uma doença não contagiosa causada por protozoários pertencentes ao gênero Leishmania. Sua transmissão se dá através da picada de mosquitos flebótomos - também conhecidos como mosquitos-palha.
A doença afeta, além do homem, cães, gatos e mesmo ratos. Em zonas urbanas os cães são os principais hospedeiros da doença. A LV caracteriza-se como uma doença crônica, sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, fraqueza e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.
