Motoristas e condutores devem ficar atentos às blitze da Operação Lei Seca durante os festejos juninos e o feriado da maior festa regional do Estado, o São João. Pontos serão reforçados e os bloqueios, das nove equipes que atuam no Estado de Pernambuco, estarão montadas nos principais polos de animação no Interior – Gravatá, Caruaru, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Carpina, Goiana, Limoeiro - além da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Parcerias com a Polícia Rodoviária Federal (PFR) e Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER-PE) permitirão pontos de fiscalização também em rodovias federais e estaduais, que dão acesso às praias do Litoral Norte e Sul. A partir do dia 20 de junho até o final do mês, municípios ganham a ação constante de equipes, durante todos os dias, com pontos simultâneos de fiscalização. As blitze ficarão próximas aos locais onde ocorrem shows, festas e programações juninas, além de estarem localizadas nas entradas dos municípios.
“A intensificação vem ocorrendo desde o início do mês com equipes distribuídas em várias regiões do Estado. Vamos agora alternar mais os horários, deslocando equipes e variando mais o tempo de permanência em cada cidade. Estaremos atentos aos condutores de motocicletas, já que estão envolvidos em grande parte dos acidentes de trânsito. Nossa meta é coibir a imprudência”, comenta o coordenador da Operação Lei Seca, André Cavalcanti. No ano passado, com a presença da Operação Lei Seca nas cidades de Arcoverde e Caruaru, durante o São João, houve redução de 50% nos atendimentos a acidentados, em comparação ao ano de 2013.
As ações têm o objetivo de reforçar a segurança no trânsito e inibir a associação de álcool e direção pelos motoristas e motociclistas. Segundo ele, a expectativa é abordar uma média de 200 veículos por equipe. A Operação Lei Seca tem uma frota de nove vans informatizadas, nove guinchos, quatro motos e nove viaturas de apoio.
Dados - Só em 2013 foram realizados 42.306 atendimentos a acidentados de transporte terrestre, sendo 30.411 motociclistas e em 2014, 45.942 pessoas foram atendidas nas unidades de saúde do Estado e desses 34.288 envolveram condutores de motos. Nos anos de 2012 e 2013, 3.953 pessoas morreram vítimas de acidentes de transporte em Pernambuco, sendo 1.633 motociclistas, o que representa mais de 40% das mortes.