No dia 6 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reforça a importância da realização do exame nos primeiros dias de vida de todos os recém-nascidos! O exame pode detectar de forma precoce diversas doenças. Atualmente, são quatro as doenças diagnosticadas pelo Programa em Pernambuco: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e fibrose cística.

A rede de acompanhamento e tratamento é formada pelo Hospital Barão de Lucena (HBL), para as doenças de Fenilcetonúria e Hipotireoidismo congênito, o Hemope para Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, além do Imip, para o tratamento da Fibrose Cística.

DOENÇA FALCIFORME – É uma doença genética e hereditária, ou seja, passada de pais para filhos. Teve sua origem na África e por isso está relacionada intimamente com a afrodescendência. Ela é causada por um defeito na cadeia beta da hemoglobina que está dentro das hemácias e que é responsável pela cor vermelha do sangue e pelo transporte do oxigênio por todo o corpo. Tal mutação leva as hemácias a assumirem uma forma parecida com uma foice ou meia lua impedindo o seu funcionamento normal. A doença provoca dores, anemias e atraso no crescimento.

FENILCETONÚRIA – É uma doença genética causada pela ausência ou diminuição da atividade de uma enzima que metaboliza o aminoácido fenilalanina presente no leite e em outros alimentos proteicos. Sem essa enzima, os níveis de fenilalanina aumentam no organismo, se acumulam e causam lesão cerebral, ocasionando retardo mental irreversível. A base do tratamento é o controle da quantidade de fenilalanina que pode ser ingerida para manter os níveis deste aminoácido dentro de valores não prejudiciais ao cérebro.

HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO – É causado pela incapacidade da glândula tireóide do recém-nascido produzir quantidades adequadas de hormônios tireoidianos, o que resulta numa redução generalizada dos processos metabólicos. As crianças que não realizam o teste do pezinho, e consequentemente, não são tradas precocemente, terão o crescimento e o desenvolvimento seriamente comprometidos.

FIBROSE CÍSTICA – Doença hereditária que afeta especialmente os pulmões e o pâncreas, num processo obstrutivo causado pelo aumento da viscosidade do muco. Nos pulmões, esse aumento na viscosidade bloqueia as vias aéreas propiciando a proliferação bacteriana, o que leva infecção crônica, à lesão pulmonar e ao óbito por disfunção respiratória. No pâncreas, quando os ductos estão obstruídos pela secreção espessa, há uma perda de enzimas digestivas, levando à má nutrição.

No arquivo abaixo,  confira a Rede de Coleta do Teste do Pezinho em Pernambuco.