A Secretaria de Saúde de Pernambuco realiza neste sábado (12), em parceria com a rede de supermercados Walmart, uma ação contra a dengue em cinco lojas do Hiper Bompreço. Os funcionários das unidades de Boa Viagem, da Av. Recife, Casa Forte, Ipsep e Caxangá foram mobilizados e irão usar camisas com a logomarca da campanha. Além disso, faixas vão estar estampadas na frente das lojas. Haverá ainda entrega de panfletos explicando as formas de prevenção da doença e o sistema de som das unidades irá reproduzir o jingle da Secretaria de Saúde.
Para reforçar o contato e a mobilização da população, o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, visita o Hiper Bompreço Boa Viagem, localizado na Rua Padre Carapuceiro, às 10h do sábado (12). Ele será recebido pela Diretoria Regional do Grupo Walmart e vai falar com os consumidores que estiverem fazendo as compras no local.
O objetivo da SES, com esta ação, é alertar a população que o controle da dengue deve começar em casa e, assim, frear as altas taxas de incidência da doença. A importância do engajamento da sociedade é essencial para o Governo do Estado, pois 90% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão no interior das residências.
Dados - Até o dia 29/01, foram notificados 897 casos de dengue distribuídos em 71 municípios, representando um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2010, que notificou 690 casos. Os dez municípios que mais notificaram foram: Afogados da Ingazeira (159), Serrita (62), Caruaru (60), Petrolina (48), Ipojuca (45), Tabira (39), Salgueiro (32), Goiana (27), Aliança (25) e Recife (25). Esses representam 58,19% do total das notificações do Estado. Até o momento, há cinco casos suspeitos de dengue hemorrágica, contra dez no mesmo período de 2010. Há dois casos suspeitos de óbitos em 2011, ambos em investigação.
Com o intuito de reforçar a mobilização de toda a sociedade, além da ação deste sábado, o Governador Eduardo Campos criou o Comitê Estadual de Mobilização Social para o Controle da Dengue, formado por instituições de ensino, organizações da sociedade civil e não governamentais.
Transmissão da dengue:
Doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.
Sintomas da dengue clássica:
Dor de cabeça, nos músculos, juntas e olhos; manchas vermelhas no corpo e febre alta por cerca de uma semana; vômito, diarreia e falta de apetite.
Sintomas da dengue hemorrágica:
Dor abdominal, tonturas, desmaios; sangramento nas gengivas, nariz e outros locais do corpo; suor frio, fezes escuras e vômito.
Tratamento:
A dengue não tem tratamento específico. Recomenda-se repouso, tomar muito líquido e não ingerir medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS e Aspirina). Ao menor sinal, procurar um posto de saúde. No caso da dengue hemorrágica, a referência estadual é o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro.
Como combater o mosquito:
- Mantenha bem tampados caixas d’água, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água.
- Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios.
- Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias.
- Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas.
- Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.
- Encha os pratinhos de planta com areia
OBS: ao aparecerem os primeiros sintomas, procurar um posto de saúde mais próximo de sua casa.