Na última quinta-feira (04/07), a VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), em Petrolina, promoveu uma atualização sobre testagem rápida para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para profissionais da triagem obstétrica do Hospital Dom Malan (HDM). O evento tem como objetivo promover a educação continuada e a capacitação dos profissionais de saúde na rede estadual. Além da unidade, os municípios de Afrânio, Dormentes e Orocó também foram contemplados.
A iniciativa habilitou os profissionais no uso de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C para que a unidade possua a detecção precoce e o manejo adequado, permitindo uma intervenção rápida e eficaz no tratamento das doenças. Durante o encontro, foram abordados os protocolos atualizados de testagem, as técnicas adequadas de aplicação dos testes e a interpretação dos resultados. Além disso, os profissionais receberam orientações sobre o aconselhamento aos pacientes, reforçando a importância do acompanhamento contínuo e do tratamento adequado das ISTs.
A gerente da VIII Geres, Ana Célia, destacou a importância da capacitação contínua dos profissionais de saúde, especialmente aqueles que atuam na triagem obstétrica. “A detecção precoce de ISTs pode prevenir complicações graves para os portadores. As capacitações promovem a atualização dos profissionais visando um melhor recebimento e acolhimento para os pacientes dentro das nossas unidades”, ressalta Ana Célia.