O Projeto Boa Visão foi instituído pela Lei estadual nº 14.511, de 07 de dezembro de 2011 enquanto uma iniciativa intersetorial entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (LAFEPE).
É feita uma triagem de acuidade visual dos alunos no próprio ambiente escolar por professores e servidores capacitados, os casos suspeitos são encaminhados para consultas oftalmológicas nas unidades de saúde do estado, caso necessite de óculos o aluno com a prescrição médica passa por um técnico capacitado pelo LAFEPE para a escolha de seus óculos corretivos que serão entregues em sua unidade escolar.
Os atendimentos oftalmológicos ocorrem nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAE), e estão implantados nos municípios de Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Petrolina, Serra Talhada, Palmares e Escada, e no Hospital Geral de Areias.
A entrega dos óculos ocorre na escola, otimizando a finalização do processo por parte do aluno, promovendo o acesso ao cuidado de forma integral e proporcionando a melhoria do rendimento escolar a partir da correção oftalmológica.
Desde o início do projeto até o ano de 2022 foram realizadas 119.066 consultas oftalmológicas, sendo entregues 68.887 óculos corretivos dos 77.987 óculos prescritos
Projeto Boa Visão
Coordenadora: Geisy Lemos
Telefone: (81) 3184.0573
E-mail: ger.transversal@gmail.com