O Programa Estadual de Controle ao Tabagismo está estruturado nos seguintes eixos: formações para realização do tratamento de cessação do tabagismo e do programa Saber Saúde de prevenção do tabagismo e de outros fatores de risco de doenças crônicas; monitoramento das ações dos municípios; educação permanente e disseminação da informação.
O programa visa reduzir a morbimortalidade relacionada à exposição ao tabaco e outros fatores de risco para o desenvolvimento de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT): tabagismo, uso do álcool, alimentação inadequada, exposição excessiva à radiação solar, inatividade física e sexo sem proteção. Suas ações são desenvolvidas em ambientes de trabalho, escolas, unidades de saúde e por meio de ações de comunicação e mobilização social.
Para informar a população sobre os riscos causados à saúde pelo uso do tabaco, são realizadas, anualmente, três grandes campanhas: o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) e o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro). As atividades são realizadas em parceria entre Ministério da Saúde (MS), Instituto Nacional de Câncer (Inca), Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
Na Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o Programa de Controle do Tabagismo integra a Coordenação de Vigilância de Doenças Crônicas não Transmissíveis e Promoção da Saúde.
Programa de Controle ao Tabagismo e Outros Fatores de Risco
Coordenadora: Marcela da Mata
Equipe técnica: Albertina Suliano, Isabela Heráclio, Maria das Graças Maciel
Telefone: (81) 3184.0339/0347
E-mail: tabagismope@gmail.com