Pernambuco é pioneiro na implantação, da vigilância sentinela de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT), que funciona desde 2010, atualmente em 17 unidades hospitalares, denominadas de Unidades Sentinelas de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (USIATT). Essas unidades são consideradas de alerta, referências no Estado que geram informações sobre as vítimas (fatais ou não) de ATT notificadas nestes serviços. A notificação destes agravos, tornou-se compulsória por meio da Portaria Estadual nº 104/2011. Para facilitar o registro e processamento das informações foi criado em 2013 um sistema on line para processamento das informações, o Sistema de Informações sobre Acidentes de Transporte Terrestre (SINATT).

 

O objetivo primordial dessa vigilância, que integra a Coordenação de Vigilância de Acidentes e Violência, é contribuir para a prevenção de acidentes de transporte terrestre, na medida em que se conhece o perfil das vítimas, as circunstâncias e os fatores relacionados aos acidentes, dando subsídios ao planejamento de ações intersetoriais e à adequação e qualificação da rede de atenção integral às vítimas.

 

Apesar da diversidade de fatores envolvidos na ocorrência desses acidentes, a redução da morbimortalidade e de suas consequências é possível por meio de medidas preventivas e de promoção à saúde, trabalhando-se na perspectiva da multicausalidade e da proposição de ações intersetoriais.

 
 
Vigilância de Violências 
Coordenadora: Mariana Barros
Equipe técnica: Jessyk Ferreira  
Telefone: (81) 3184.0340
 

Aplicativos

Nenhum documento para download encontrado.