A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulga o resultado preliminar do Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE) – nível técnico 2020, disponível no formasus.saude.pe.gov.br. Ao todo, 1.981 candidatos concorreram às 208 bolsas de estudo integrais em quatro cursos técnicos na área da saúde. As vagas são destinadas para quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas pernambucanas ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

 

Quem quiser entrar com recurso, deve fazê-lo pelo site do Programa entre esta quarta (04/11) e sexta-feira (06/11). O resultado final sairá em 12/11 e as matrículas serão entre 16/11 e 18/11. Caso haja vagas ociosas, o primeiro remanejamento será em 24/11.

 

As vagas do FormaSUS-PE - nível técnico são para os cursos técnicos de enfermagem (187), radiologia (16), análises clínicas (4) e instrumentação cirúrgica (1). Elas estão distribuídas em 43 instituições privadas de ensino de 19 municípios: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Carpina, Limoeiro, Garanhuns, Afogados da Ingazeira, Palmares, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada.

 

NÍVEL SUPERIOR - Mais de 3,7 mil candidatos concorreram às 87 vagas em oito cursos de graduação na categoria de nível superior do FormaSUS-PE, que já teve seu resultado final divulgado (disponível no site). Os candidatos puderam escolher entre os cursos de biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia e tecnólogo em radiologia, Ao todo, foram 17 instituições de ensino participantes, fixadas nas cidades do Recife, Olinda, Caruaru, Belo Jardim, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão.

 

PROGRAMA - Desde o início do FormaSUS-PE, em 2012, foram beneficiadas 1.564 pessoas com bolsas integrais. As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas, que utilizam as unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes. A cada 10 vagas que uma instituição particular solicita para estágio, uma bolsa integral é criada para alunos da rede pública.