O Hospital Barão de Lucena (HBL) começou a funcionar no dia 18 de janeiro de 1958. A unidade, localizada na Avenida Caxangá, recebeu o nome em homenagem ao eminente magistrado Henrique Pereira de Lucena.
Na época, a administração era da Sociedade Beneficente e Hospitalar das Usinas de Açúcar, que transferiu a gestão para o Instituto Nacional e Previdência Social (INPS) após um declínio funcional e financeiro, entre 1968 e 1973.
O próprio INPS deu classificação A à unidade, em 1974, por conta das suas modernas instalações e excelente corpo clínico, e em 1983 foi a vez do Instituto de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) elegê-la como hospital modelo. Em 1992, a unidade passou a ser gerenciada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Atualmente, o Hospital Barão de Lucena é um hospital geral da alta complexidade com foco em atendimento materno-infantil, e possui 340 leitos. No ambulatório, onde são realizadas mais de 8.600 consultas/mês, são oferecidas várias especialidades pediátricas, vascular, cirurgia geral, ginecologia, mastologia, proctologia e pré-natal de alto risco. Nas duas emergências (obstétrica e pediátrica), são realizadas uma média de 2 mil atendimentos por mês. Já no bloco cirúrgico, mensalmente, são realizadas uma média de 300 partos/mês.
Marcação de consultas: A marcação é presencial, de acordo com o perfil das especialidades da unidade, sendo necessário, que o paciente procure a unidade para prestação dos serviços oferecidos. Pacientes de egresso (encaminhados pelo próprio Hospital) e marcações realizadas diariamente e presencialmente, das 8h às 16h. Pelo telefone, é possível saber a disponibilidade de vagas para o mês em curso de marcação de cada especialidade. Informações: (81) 3184.6431 / 6432.
Apenas a especialidade de Neuropediatria (1ª consulta) o agendamento é via regulação, sendo gerenciada pela GRAMB – Gerência de Regulação Ambulatorial e a marcação se dá através das Unidades de Atenção Primária - Unidade Básica de Saúde – UBS (ESF, Centro de Saúde) ou Policlínica, através do Sistema CMCE e a volta é agendada presencialmente na unidade.
Números:
QUANTITATIVO DE ATENDIMENTO 2018 |
||
URGÊNCIA |
AMBULATORIAL |
INTERNAÇÕES |
25.732 |
104.172 |
23.071 |