O Hospital Dom Malan, em Petrolina, é um centro de referência para 55 cidades no sertão de Pernambuco e Bahia. Desde maio de 2010, funciona sob gestão do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), entidade filantrópica integralmente voltada para atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Governo de Pernambuco. Hoje, o hospital realiza, em média, 600 partos por mês e cerca de 11 mil atendimentos na urgência. A unidade dispõe de clínicas de internamento, além de apoio à amamentação. Entre os serviços que oferece, estão o alojamento Canguru, o banco de leite humano e o atendimento a gestações de alto risco.
A gestão do hospital passou por diversas instâncias desde o surgimento: ele foi inaugurado em 13 de setembro de 1931, com o nome de Hospital de Nossa Senhora da Piedade, após quase uma década de construção. Passou a se chamar Hospital Dom Malan com a reinauguração em 17 de maio de 1936.
Ao longo de quase oitenta anos, a unidade funcionou como hospital geral, mudando o foco do atendimento apenas em 2008, após a inauguração do Hospital de Urgências e Traumas (que apesar de ter recebido investimentos do governo estadual, é gerido pelo município de Petrolina). O centro de saúde passou então a realizar exclusivamente atendimento materno-infantil.
Como destaque, tem a única UTI pediátrica do Vale do São Francisco, alojando pacientes de cidades como Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó. O HDM possui ainda uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas. Recentemente, o ambulatório foi reinaugurado, atendendo a diversas especialidades ligadas à saúde materno-infantil.