Batizado inicialmente de Sanatório do Sancho, no bairro de Tejipió, a unidade é voltada para o tratamento de pacientes com tuberculose e outras doenças respiratórias. O hospital começou a ser construído ainda na década de 1940, durante o governo do in terventor Agamenon Magalhães, mas só foi fundado no dia 23 de janeiro de 1956.
Foi em 1974 que ele passou a ser chamado de Hospital Geral Otávio de Freitas, em homenagem ao médico sanitarista, administrador de saúde pública, jornalista e pesquisador José Octávio de Freitas, um dos pioneiros no combate à tuberculose em Pernambuco. Cinco anos depois, sob a direção da psiquiatra Jane Lemos, foi acrescentado o serviço de pronto-atendimento da unidade aos já existentes: psiquiatria e pneumologia, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia e pediatria.
Atualmente, o Hospital Otávio de Freitas, que conta com 600 leitos, é referência para o tratamento de doenças respiratórias, em especial a tuberculose, traumato-ortopedia, clínica médica, urologia, cirurgia geral e pediatria. Além disso, é o único hospital de Pernambuco a tratar de pacientes com tuberculose multi-drogas resistente, forma clínica da doença que não responde às principais medicações que combatem a tuberculose comum. Situado no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife, a unidade atende a população dos bairros de Jardim São Paulo, Totó e Sancho, além dos moradores do Curado, Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.
Cerca de 2 mil pacientes são atendidos mensalmente na emergência, onde passam pelo acolhimento com classificação de risco e são submetidos a uma triagem de acordo com a gravidade da situação. O ambulatório atende uma média de 400 pessoas por dia em várias especialidades. A unidade conta ainda com o serviço de ouvidoria, por meio do qual pacientes e acompanhantes podem fazer seus registros por telefone, e-mail ou pessoalmente.
NÚMEROS
QUANTITATIVO DE ATENDIMENTO 2018 |
||
URGÊNCIA |
AMBULATORIAL |
INTERNAÇÕES |
25.173 |
155.896 |
18.395 |
Marcação de consultas: Ambulatório: Pacientes de egresso (encaminhados pelo próprio Hospital) ou por encaminhamento de outras unidades.
Serviços Regulados pela GRAMB (*Ambulatório – PARA TODAS AS GERES): Cirurgia Geral, Urologia, Traumatologia Joelho, Traumatologia Coluna, Traumatologia Infantil, Traumatologia Ombro, Traumatologia Mão, Traumatologia Quadril, Proctologia, Gastroenterologista, Pediatria, Dermatologia, Cirurgia Torácica, Pneumologia, Pneumopediatria Microcefalia, Dermatologia/Hanseníase, Pneumologia/Oxigenoterapia.
A oferta de 1ª consulta no HOF é gerenciada pela GRAMB – Gerência de Regulação Ambulatorial e a marcação se dá através das Unidades de Atenção Primária - Unidade Básica de Saúde – UBS (ESF, Centro de Saúde) ou Policlínica, através do Sistema CMCE e a volta é agendada presencialmente na unidade.