O Hospital São Lucas, localizado na Ilha de Fernando de Noronha, é responsável pelo atendimento aos cerca dois mil moradores da localidade, bem como aos seus visitantes. Além do serviço de emergência, também é destaque na unidade os atendimentos ambulatoriais em pediatria, ginecologia, cardiologia e saúde do trabalhador, entre outros. O distrito conta com um serviço de saúde oficial desde 1965, que depois se tornou a unidade de saúde de média complexidade.
No começo, o atendimento médico era sempre realizado por profissionais militares. Depois de uma grande reforma, o hospital ligado à I Geres adquiriu uma estrutura parecida com a que existe hoje. O espaço possui um convênio com a Telemedicina da Bahia, na especialidade de cardiologia, e é credenciada como Unidade Sentinela, por coletar dados sobre a saúde do trabalhador.
A gestão do Hospital São Lucas conta com o apoio da coordenadoria de saúde, que tem como função implantar, implementar e consolidar a política de saúde do SUS, de acordo com as diretrizes nacionais e estaduais. Fazem parte da coordenadoria os equipamentos de saúde de atenção primária – Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos, a Vigilância em Saúde com os seguimentos de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental e a Unidade de Assistência Hospitalar, Hospital São Lucas.