As inscrições para a II Corrida e Caminhada Pelópidas Silveira – Neuro Cárdio já estão abertas no site www.hps.imip.org.br. A competição acontece no domingo, 13 de abril, às 8h, com largada no Hospital Pelópidas Silveira, no Curado, e percurso de 6 km pela BR-232.
Este ano, o evento disponibiliza 1.000 vagas. Todos os competidores irão receber kit com camisa e numeração. Além disso, no dia da competição, serão distribuídos os chips de cronometragem, que vão monitorar o tempo de cada corredor durante a prova, lanche, ao fim da corrida, e a Tenda da Saúde, espaço onde os participantes receberão informações sobre hábitos de vida saudáveis e realizar aferição de peso, altura, circunferência abdominal, prega cutânea tricipital, pressão arterial e cálculo do índice de massa corporal.
As inscrições são gratuitas, sendo pedidos somente dois potes de vidro com tampa de plástico, que serão doados ao Banco de Leito do Imip. Os competidores devem doar os potes durante o prazo de entrega dos Kits de Corrida, entre os dias 09 e 11 abril, no setor administrativo do Hospital Pelópidas Silveira (HPS).
A Corrida e Caminhada, promovida pelo HPS, integra as ações desenvolvidas pela unidade para erradicar o sedentarismo entre os funcionários, além de alertar a população sobre a importância da prática de atividade física regular para combater as doenças do aparelho circulatórios - responsáveis pela morte de, aproximadamente, 16 mil pernambucanos por ano. O evento marca também a comemoração do aniversário de Pelópidas Silveira, ex-prefeito do Recife, que estaria completando 99 anos em 2014.
Mais Saúde - Desde 2013, o Hospital Pelópidas Silveira oferece aos seus funcionários o Projeto HPS Mais Saúde. De segunda a sexta, em diversos horários, uma equipe de profissionais de Educação Física promove uma série de atividades físicas funcionais e exercícios aeróbicos. O objetivo é promover uma cultura de valorização da prática de atividade física regular e de combate ao sedentarismo entre os colaboradores, com melhoria na qualidade de vida.
HPS - Inaugurado em dezembro de 2011, o Hospital Pelópidas Silveira é uma das unidades de saúde mais modernas e especializadas do País, incluindo a rede privada. É o terceiro metropolitano construído pelo Governo do Estado e é o primeiro neuro-cárdio público do Brasil, ou seja, pioneiro em oferecer, exclusivamente, assistência médica em todas as especialidades das áreas de neurologia, neurocirurgia e cardiologia.
Mensalmente, a unidade registra uma média de dois mil atendimentos de emergência e ambulatoriais e mais de 450 internações. Além disso, realiza, aproximadamente, 200 procedimentos cirúrgicos por mês, entre cirurgias neurológicas e procedimentos de hemodinâmica intervencionista.
Pelópidas Silveira - Engenheiro e político, Pelópidas Silveira nasceu na capital pernambucana em 15 de abril de 1915. Foi prefeito da cidade em três ocasiões: em 1946, nomeado pelo interventor estadual José Domingues da Silva; a segunda, de 1955 a 1959, eleito através do voto direto, pela Frente do Recife (PSB, PCB e PTB); e de 1963 a 1964, eleito pelo PSB/PTB. Em 1958, foi eleito vice-governador do Estado, na chapa encabeçada por Cid Sampaio. Em 1963, no Governo de Miguel Arraes, foi nomeado secretário Estadual de Viação. Em 10 de abril de 1964, quando cumpria seu terceiro mandato de prefeito do Recife, Pelópidas foi cassado e preso pelo regime militar, ficando na prisão até 15 de dezembro daquele ano. Em 1965, foi compulsoriamente aposentado da UFPE, onde era professor das escolas de Engenharia e Arquitetura. Em 1980, beneficiado pela Anistia, foi reintegrado à Universidade. Pelópidas Silveira faleceu no dia 6 de setembro de 2008, aos 93 anos.