O Hospital Metropolitano Oeste Pelópidas Silveira (HPS), inaugurado em 8 de dezembro de 2011, é um dos hospitais mais modernos e especializados do País, incluindo a rede privada. A unidade é a primeira do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil a oferecer assistência médica, exclusivamente, nas especialidades de neurologia, neurocirurgia e cardiologia. Com 12.734 metros quadrados de área construída, o HPS custou R$ 109 milhões, entre obra física e compra de equipamentos.
Com atendimento de urgência e emergência em cardiologia e neurologia clínica e neurocirurgia vascular, o HPS atende pacientes infartados ou com outras doenças do coração, aneurisma, acidente vascular cerebral (AVC) e tumores cerebrais, entre outros, todos encaminhados por Samu, Corpo de Bombeiros, UPAs ou Central de Regulação de Leito.
Entre os exames especializados, oferece cateterismo, tomografia e ultrassonografia. Com esse perfil de assistência médica, ajuda a desafogar os hospitais da Restauração, Getúlio Vargas e Regional do Agreste, nas áreas de neurologia e neurocirurgia, e Agamenon Magalhães e Dom Helder, em cardiologia.